Hammams em Marrakech

Hammams em Marrakech

Um hammam é um banho árabe tradicional em que a limpeza é feita basicamente através do vapor e da esfoliação da pele.

Sua origem vem das termas romanas e, além da função principal, um hammam é um lugar de reunião, especialmente para as mulheres.

Embora no seu início o hammam fosse a única maneira que os marroquinos tinham para se assear, atualmente todas as casas têm seu próprio banheiro. Hoje em dia, ir ao hammam se tornou uma tradição que acontece pelo menos uma vez por semana.

Algo surpreendente é que, por mais que você pergunte, é quase impossível encontrar alguém que não goste de ir ao hammam.

Em Marrakech, existem basicamente dois tipos de hammams: os tradicionais e os turísticos. Vejamos as diferenças:

Hammams tradicionais

Os hammams tradicionais estão situados em cada bairro de Marrakech, geralmente perto das mesquitas (tradicionalmente dividiam a água com essas). Esses banhos têm ambientes diferentes para homens e mulheres (ou simplesmente horários diferentes) e a entrada tem um preço simbólico de menos de 10 dirhams.

Nesses banhos trabalham massagistas profissionais, por isso, se você quiser uma massagem, pode pedi-la por a partir de 50 dirhams. Se você quiser que eles te ajudem na esfoliação, deve dar uma gorjeta de cerca de 20 dirhams.

Para visitar um banho árabe tradicional, você deve levar toalha, chinelo, sabonete preto e uma luva de kessa (vendida em qualquer loja). Ao entrar, tudo que você deve fazer é se deixar levar.

Alguns hammams famosos são:

  • Hammam Dar el-Bacha: Rue Hatima Zohra.
  • Hammam Bab Doukkala: Ao lado da mesquita Bab Doukkala.
  • Hammam Ziani: 14, Rue Riad Zitoune jdid. (Este já poderia ser considerado turístico)

Hammams turísticos

Os hammams turísticos, chamados normalmente de SPAs, são mais parecidos com os banhos de Istambul, oferecem tratamentos mais inovadores, instalações mais bem cuidadas e, principalmente, têm salas mistas para casais. Os preços dos tratamentos nesses locais costumam partir dos 150 dirhams por pessoa. Estão localizados perto de Jamaa el Fna

Alguns hammams conhecidos são:

  • Les Bains de Marrakech: 2 Derb Sedra, Bab Agnaou.
  • Les Bains de l'Alhambra: Derb Rahala 9.
  • Sublima Spa: 84 Boulevard Hassan II, Gueliz.

Além desses dois tipos, em alguns hotéis e riads você também encontrará banhos tradicionais. Caso queira utilizá-los, você deve avisar com bastante antecedência para que possam estar em funcionamento.