A moeda oficial de Marrocos é o dirham marroquino (dh). O símbolo é MAD (Moroccan dirham). O plural de dirham é darahim, embora dirhams seja amplamente aceito.

Cada dirham se divide em 100 santimat.

Notas e moedas

Em Marrakech, você encontrará notas de 20, 50, 100 e 200 dirhams. As moedas em circulação são de 1, 5, 10 e 20 santimat e de 0,5, 1,2,5 e 10 dirhams. As moedas de 1 santim já não são fabricadas. 

Billetes de Marruecos

Caixas eletrônicos e bancos

Você pode encontrar bancos e caixas eletrônicos na Praça de Jamaa el Fna e na zona nova de Marrakech. 

Como pagar?

A melhor forma de pagar é com dinheiro em efetivo, pois o imposto cobrado no Brasil para trocar reais pela moeda local é mais baixo do que aquele que incide sobre as compras feitas com o cartão de crédito no exterior ou em cartões pré-pagos.

Para quem viaja com frequência, pode ser interessante usar o cartão de crédito e assim ganhar pontos em programas de milhas.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só dirhams em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, caso tenha alguma emergência.

Onde trocar o dinheiro?

Embora você não tenha problemas para pagar com euros ou com dólares, os vendedores sempre deixarão o câmbio muito favorável para eles. Nos estabelecimentos onde você não possa pagar com o cartão, o melhor é pagar com dirhams.

Para trocar o dinheiro, o melhor lugar são as casas de câmbio da Praça de Jaama el Fna. Se você precisar de dinheiro de forma urgente, você também pode trocar o dinheiro no aeroporto e em hotéis, mas o câmbio não costuma ser muito favorável.

Devido ao turismo, há lugares como os riads onde o euro já se tornou a moeda oficial.

Tipo de câmbio

De forma aproximada, um real equivale a 3 dirhams. No entanto, como a cotação varia, sugerimos utilizar a feramenta de conversão de moedas do Banco Central.