Palácio da Bahia

O Palácio da Bahia é uma das obras arquitetônicas mais importantes de Marrakech. Foi construído no final do século XIX com o objetivo de ser o palácio mais impressionante de todos os tempos.

A construção do palácio demorou mais de uma década e foi realizada pelo grande vizir do sultão Abdelaziz Si Moussa. No final do século XIX, ficou nas mãos de Abu Bou Ahmed, um escravo negro que chegou a ser vizir. Esse ajudou a levar o palácio ao seu ápice.

Nos 8 hectares de extensão do palácio, há 150 quartos que se unem em diversos pátios e jardins. A parte mais interessante do Palácio da Bahia é o harém das 4 esposas e 24 concubinas de Abu Bou Ahmed.

Como curiosidade, o nome do palácio significa “o belo” ou “a bela”. Há diversas teorias sobre se o nome se deve ao palácio em si ou se foi uma homenagem à mulher preferida do vizir. Nesse caso, seria “O Palácio da Bela”.

Quartos desolados

Se há uma crítica que deve ser feita a este palácio é que todos seus quartos estão vazios. Quando o vizir morreu, muita gente, incluindo suas esposas e o próprio sultão, decidiram saquear completamente cada um dos ambientes.

Por sorte, a impressionante decoração do teto ainda permanece.

Imprescindível

Embora muita gente opine que ele não é muito espetacular, a verdade é que, dos edifícios de Marrakech que podem ser visitados, o Palácio da Bahia é um dos melhores.

Exceto se você não tiver tempo para fazer nenhuma visita turística, você não irá se arrepender de pagar os 10 dirhams que custa a entrada.

Melhor com guia

Como o palácio está vazio e não há cartazes com explicações em português, para poder desfrutar da visita e saber o que há em cada sala, recomendamos contratar um guia turístico.

Horário

Todos os dias: das 9:00 às 16:30 horas.

Preço

Adultos: 10 dirhams.
Crianças: 3 dirhams.

Transporte

Da Jamaa el Fna, pegue a Rue Riad Zitoun el Jdid (na esquina do restaurante Marrakchi). Você irá direto ao Palácio.

Lugares próximos

Museu Dar Si Said (248 m)
Palácio El-Badi (480 m)
Mercado de Marrakech (734 m)
Tumbas Saadianas (766 m)
Praça de Jamaa el Fna (828 m)