Vale do Ourika

Vale do Ourika

O Vale do Ourika é uma das excursões mais comuns e populares de Marrakech.

Percorrendo o curso do rio Ourika você poderá admirar a paisagem do Alto Atlas, completamente diferente do visto em Marrakech. 

O que ver em Ourika

Percorrendo a zona, você pode visitar vários pontos de interesse turístico e os principais são:

  • Setti-Fatma: Pequeno povoado de onde se parte para visitar as cascatas do rio Ourika. Ao chegar, você não terá problemas para contratar um guia local que fale espanhol. 
  • Cascatas do Ourika:  Se você gosta da natureza, sem dúvida será o ponto forte da excursão. Muita gente aproveita para nadar no rio, mas, como você já pode imaginar, a água é bastante fria. A primeira cascata é facilmente acessada, mas para chegar ao resto você terá que ser um pouco mais aventureiro e ter vontade de “escalar” e usar um calçado apropriado.
  • Casa típica Berbere: Em teoria, é uma visita à vida tradicional berbere dos povos das montanhas. Ao chegar lá, você se dará conta de que aquilo que vendem como típico se tornou, como costuma acontecer em muitos lugares, uma montagem turística. Habitualmente, o pai da família irá te mostrar sua casa e irá preparar um chá com hortelã. Na saída da casa, eles tentarão vender algum tipo de artesanato. 
  • Mercados tradicionais: Os mais famosos da zona são os de Ourika (às segundas) e Aghbalou (às quintas). Se você chegar no vale percorrendo as montanhas, em Tahanaout (terças) e Asni (sábado) também há mercados interessantes.

Como chegar ao Vale do Ourika

  • Alugar um carro: Dirigir em Marrocos não é simples e as estradas deixam bastante a desejar, especialmente se você pensa em usar as estradas que estão nas montanhas. Se você quiser se aventurar, é importante contar com a ajuda de um GPS. 
  • Contratar um táxi para todo o dia: Esta opção pode ser a mais econômica se você negociar bem o preço (80-100€ por dia). O problema é que os táxis de Marrakech são muito antigos, os motoristas falam apenas francês e dirigem de maneira temerária. 

Transporte

De táxi, carro alugado ou tour organizado. Aproximadamente uma hora de trajeto.

Lugares próximos

Palácio El-Badi (39.7 km)
Tumbas Saadianas (39.7 km)
Palácio da Bahia (39.8 km)
Museu Dar Si Said (40.1 km)
Mercado de Marrakech (40.6 km)