Como se locomover em Marrakech

Como se locomover em Marrakech

Marrakech tem diferentes meios de transporte. No entanto, para visitar a medina, a única opção é a pé.

Para se locomover pela medina de Marrakech, você terá que caminhar. As ruas são tão estreitas que não cabe nenhum meio de transporte (exceto as motos e bicicletas, das quais você terá que desviar constantemente).

Se orientar é complicado, não existem mapas detalhados da medina e, nos mapas que tiverem, os nomes das ruas diferem dos nomes escritos nas placas.

Finalmente, a única forma que você terá para chegar a algum lugar será perguntar a alguém e confiar nessa pessoa. Qualquer pessoa irá te acompanhar até a porta do lugar onde você quiser ir e, em troca, pedirá uma gorjeta que sempre vai lhe parecer pouca.

Ônibus em Marrakech

Embora exista a possibilidade de usar os ônibus para se locomover, ao ver como são antigos e sempre vão lotados, você vai acabar preferindo fazer uma caminhada ou pegando um táxi. São realmente baratos. 

Táxis em Marrakech

Em Marrakech, há dois tipos de táxis: os pequenos (petit taxi) e os grandes /frand taxi). Os pequenos são usados para se locomover pelo interior da cidade e os grandes são a melhor opção se você quiser sair de Marrakech.

Os táxis em Marrakech têm taxímetro, mas eles costumam “esquecer” de ativá-lo. Antes de subir, comprove que está ativado e, se o motorista não o fizer, pegue outro táxi. Em todo caso, se você decidir pegar um táxi sem taxímetro, você deve negociar o preço antes da viagem para não ter problemas ao chegar.

Um bom preço para um trajeto dentro de Marrakech varia entre 15 e 25 dirhams.

Há muita gente que contrata um táxi para todo o dia e aproveita para ir a lugares próximos, como as Cascatas de Ouzoud ou Essaouira.

Charretes em Marrakech

Embora não seja a melhor alternativa para se locomover, um passeio de charrete não pode faltar na viagem.