Palácio El-Badi

O Palácio El-Badi (Palais El Badii) foi construído no final do século XVI pelo sultão Ahmed al-Mansour para comemorar a derrota dos portugueses em Wed al Makhazín (a Batalha dos Três Reis). 

Como atualmente está totalmente em ruínas, temos que confiar no enorme tamanho do seu pátio e nos cronistas da época para ter uma ideia do que ele chegou a ser. Dizem que “O Incomparável” (El Badii) foi um palácio com mais de 300 quartos decorados com os melhores materiais da época: ouro, turquesas e cristal.

A decadência do palácio chegou no final do século XVII, quando o sultão Moulay Ismail decidiu transferir a capital de Marrakech para Meknes, saqueando completamente o Palácio El-Badi.

Minbar da Koutoubia

Para que o palácio seja mais interessante para a maioria dos mortais, no seu interior é exibido o minbar (púlpito) da Koutoubia. O minbar foi talhado em madeira de cedro e possui incrustações de marchetaria e pequenas escrituras feitas em ouro e prata por artesãos de Córdoba do século XII. 

Se você gosta de ruínas

Se você curtiu passear pelo Fórum Romano ou sonha em visitar a acrópoles de Atenas, você irá gostar do Palácio El-Badi. Seu enorme pátio em ruínas te dará uma ideia do esplendor que esse edifício já teve. Se fizer a visita, não esqueça de subir a muralha para contemplar a vista de Marrakech.

Para percorrer o interior e saber um pouco o que é (ou o que era) cada coisa, recomendamos fazer essa visita com algum guia oficial. Caso contrário, é muito provável que você sequer chegue a alguns espaços como, por exemplo, os calabouços.

Horário

Todos os dias: das 9:00 às 17:00 horas.

Preço

Palácio
Adultos: 10 dirhams.
Crianças: 3 dirhams.

Minbar de Koutoubia: 10 dirhams.

Transporte

Para ir da Jamaa el Fna, você deve pegar a Rue Riad Zitoun el Kdim, ao sul da praça.

Lugares próximos

Tumbas Saadianas (301 m)
Palácio da Bahia (480 m)
Museu Dar Si Said (583 m)
Praça de Jamaa el Fna (914 m)
Mesquita Koutoubia (965 m)